// Fundo de potte: SEXO ORAL PREVINE CÂNCER DE MAMA...HÂ?? fundodepotte

25.11.05

SEXO ORAL PREVINE CÂNCER DE MAMA...HÂ??

Mulheres que praticam sexo oral com regularidade, uma ou duas vezes por semana, podem reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em até 40%, diz um estudo recente

Os médicos nunca haviam suspeitado que existisse uma ligação entre a prática do sexo oral e o câncer de mama, mas uma pesquisa ainda em desenvolvimento sugere que essa relação exista.

Num estudo feito com 15 mil mulheres suspeitas de terem praticado sexo oral nos últimos 10 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que praticam a atividade regularmente, uma ou duas vezes por semana, têm um índice menor de câncer de mama do que aquelas que não a praticam com freqüência.

"Acredito que essa pesquisa derruba a última sombra de dúvida existente de que o sexo oral é um ato de saúde", disse o Dr. BJ Sooner, da Escola de Medicina Hopkins, que não esteve envolvido no estudo. "Estou surpreso com essas descobertas, mas também excitado por saber que os cientistas descobriram um jeito fácil de reduzir o risco de câncer de mama nas mulheres."

Os pesquisadores ressaltaram que quaisquer passos tomados para reduzir o risco da doença representarão uma decisão sábia.

"Apenas com a prática regular as chances serão reduzidas, então encorajo as mulheres a fazer do sexo oral parte importante de sua rotina", disse a Dra. Inserta Shafteer, uma das pesquisadoras. "Desde o surgimento da pesquisa, tento praticar sexo oral pelo menos uma noite sim uma noite não, para reduzir meus riscos."

O estudo foi publicado na edição de sexta-feira do Jornal de Pesquisa Médica.

Em 1991, 43.582 mulheres morreram de câncer de mama, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer.

Dr. Len Lictepeen, do Grupo de Câncer Americano, disse que as mulheres não devem menosprezar essas descobertas.

"Acredito que essas informações farão com que as mulheres mudem seu padrão de comportamento e com isso teremos no futuro uma redução no número de casos de câncer de mama", disse Lictepeen. "E há definitivamente uma terra fértil para mais pesquisa."

Quase toda mulher irá alguma vez na vida executar o ato, mas é a freqüência com que esse evento ocorre que faz a diferença, disseram os cientistas.

A pesquisa dividiu as voluntárias em dois grupos: 6.246 delas tinham idade entre 25 e 45 e tinham praticado sexo oral em uma base regular entre os últimos cinco e dez anos; as outras 9.728 mulheres, da mesma idade, não praticaram. O grupo das
mulheres praticantes teve uma taxa de incidência de câncer de mama de 1.9% e no grupo das não praticantes a taxa foi de 10.4%.

"O estudo sugere que há outras causas para o câncer de mama," Shafteer disse. "É uma causa, não a causa."

Escolham...Cuspir ou engolir!

enviada por xukrut!